Fileteado

Das duas vezes que visitei Buenos Aires, quase enlouqueci com os artesanatos e lojinhas da feira de San Telmo. Mas o que sempre me chamou muito a atenção foram aquelas plaquinhas, de vários tamanhos e cores, decorativas, que tinham as mesmas tipografias e ornamentos que apareciam em alguns ônibus públicos que circulavam pela cidade. Depois comecei a vê-las por todo lado, em vitrines, em quadrinhos nas paredes, ficava sempre encantada. Entrei em uma das livrarias do centro e encontrei o livro do Alfredo Genovese à venda, com diversas aplicações de fileteado em materiais diferentes, carros, instrumentos musicais, e até mesmo tatuagens.

Conversando com um amigo que veio passar o ano novo por aqui, comentei que apesar de todo o interesse atual do design voltado para a caligrafia, eu ainda preferiria treinar um estilo mais decorativo como o do fileteado. Assim que voltamos do fim de ano, 3 dias depois, recebo um e-mail dele avisando que Alfredo estaria ministrando um workshop aqui em São Paulo, em março. Me inscrevi prontamente.

O fileteado é uma arte popular argentina do século XX, que foi aplicada inicialmente em fábricas de carros, e se transformou em um grande símbolo cultural de Buenos Aires. Estou super ansiosa pelo workshop!

Imagem do topo por Mandynga.
Outras imagens do site do artista.

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress