Práticas de Ensino

Alunas participantes do projeto “Estudio Pop-up” – Maria, Tamara e Tatiana, eu o professor Sérgio Nicodemo, no laboratório do Senac Lapa Scipião – 2019

Como resultado da especialização realizada em 2019 no Centro Paula Souza, fui convidada entre outros professores do curso para publicar meu relato sobre a experiência extracurricular “Estudio Pop-Up”, realizada com as alunas da turma de Design Editorial do Senac Lapa Scipião. Foi desenvolvida uma versão de publicação digital do livro “O magico de Oz”, diretamente com a editora, possibilitando aos alunos participar de todas as partes do projeto, da apresentação da proposta ao desenvolvimento e apresentação do produto final. Hoje o termo para este método é “learn by doing” ou “metodologia ativa”, você aprende fazendo, e no contexto do ensino técnico e profissionalizante faz muito sentido. E muito mais ainda no contexto do design gráfico, que é por natureza multidisciplinar e extremamente prático. Essa metodologia tem sido aplicada também no ensino tradicional, aplicando os assuntos de aula à situações reais, com ótimos resultados.

O livro é uma publicação digital e tem muitos outros relatos interessantes de métodos e práticas de ensino. Está publicado na minha página do Academia.edu para download e consulta.